FICHA TÉCNICA
Área do terreno:
Área construída:
PROJETO
Arquitetura:
Projeto de interiores:
Equipe de Projeto:
Status:
Ano do projeto:
400m²
235m²
OCCA+
OCCA+
Gustavo Engel
Guilherme Erthal
EM ANDAMENTO
2020
Nos foi solicitado um projeto de construção de residência em um terreno de condomínio com 3 suítes e uma sala de TV no pavimento superior e uma ampla área de lazer com piscina integrada à casa no térreo, assim como um home office com banheiro que pudesse ser transformado em quarto de visitas.
Buscando permitir uma integração total da área interna da casa com a piscina e a churrasqueira alocamos toda a área de serviço e utilitária da casa, como garagem, lavanderia e home office na parte frontal do terreno, criando uma barreira que, além de trazer privacidade para a área de lazer, nos possibilitou fazer todo o fechamento do ambiente de fundos com grandes esquadrias de correr, que podem ser totalmente abertas transformando o grande salão formado pela sala de jantar, cozinha americana e sala de estar em uma enorme varanda com vista para o jardim, expandindo o horizonte interno perceptivo da edificação até os limites do terreno através de uma completa integração com a vegetação externa, que ocupa todo o perímetro dos muros de divisa.
Para que pudéssemos alocar a infraestrutura e espaços de armazenagem de cozinha e lavabo, projetamos um núcleo que possui tanto as funções descritas acima como a de criar uma demarcação fluida entre os ambientes do térreo, sem que se prejudicasse a integração com o entorno. A lógica desses núcleos foi expandida para a área externa, que abriga a churrasqueira e o banheiro da piscina, criando um diálogo frontal com o módulo interno e uma integração de usos permitindo que a cozinha sirva como apoio à churrasqueira.
Buscando criar um contraste à total permeabilidade e leveza dos ambientes térreos, projetamos o pavimento superior como um bloco com materialidade monolítica em pedra. Com o objetivo de intensificar a percepção de robustez do bloco superior, recuamos toda caixilharia da fachada, e utilizamos os espaços internos gerados como shafts para passagem de tubulações e como nichos integrados aos ambientes internos.
Novamente a lógica de utilização dos núcleos como forma de organizar os ambientes foi replicada no pavimento superior, alocando os banheiros do pavimento alinhados aos módulos do térreo, otimizando assim toda a infraestrutura hidráulica da casa.
Por fim, com o objetivo de esconder a infraestrutura de ar-condicionado, aquecedores e caixa d’agua da cobertura desenhamos um volume em cobogó que cria uma materialidade mais leve em relação ao bloco do pavimento superior, porem mantendo a robustez na sua forma.