FICHA TÉCNICA
Área do terreno:
Área construída:
PROJETO
Arquitetura:
Projeto de interiores:
Equipe de Projeto:
Status:
Ano de projeto:
82m²
82m²
OCCA+
OCCA+
Gustavo Engel
EM ANDAMENTO
2020
O objetivo do projeto era transformar um salão em um espaço multiuso voltado a artes performáticas e visuais. O programa consistiu em qualificar o ambiente para receber aulas de dança contemporânea ao mesmo tempo em que pudesse ser facilmente adequado para exposições de arte, palestras, aulas e pequenas apresentações.
Ao nos depararmos com o projeto, observamos a existência de um pátio, que hoje é utilizado como estacionamento do imóvel, mas onde identificamos um grande potencial arquitetônico. Optamos por transformar esse pátio em um foyer a céu aberto, que além de proporcionar espaço para interação, também nos permitiu desenhar uma fachada que cria uma identidade contemporânea ao projeto.
A ideia para a fachada surge da necessidade de se criar uma frente e um acesso mais restrito, ao mesmo tempo que permite a entrada de luz sem comprometer a privacidade. Para atender essas demandas, optamos por trabalhar com o cobogó, um elemento muito tradicional da arquitetura brasileira, porém com uma linguagem contemporânea. A ideia parte de duas superfícies paralelas, deslocadas 1m uma da outra e conectadas por uma marquise de concreto, que se projeta para fora do acesso principal.
Por se tratar de um projeto que exige um ambiente facilmente adaptável a diferentes usos, revisitamos projetos de arquitetura de cenografia, onde a iluminação desempenha um papel crucial na alteração da percepção dos espaços. Neste sentido, nosso conceito baseia-se num projeto de iluminação que proporciona dramaticidade para os momentos de espetáculo, mas também proporciona uma luz homogenia ideal para exposição de arte, aulas e palestras.